Feliz Ano Todo

 

celebrate

 

Enfim, começamos um ano novinho em folha. Janeiro é sinônimo de euforia, de ansiedade, de esperança em um futuro melhor. Teremos 12 meses pela frente para colocarmos em prática àquela lista de desejos de aquisições e de desapegos, de mais saúde, de menos peso, de mais dinheiro, de menos stress e por aí vai.  Nós sabemos que a virada do calendário a cada ano é apenas simbólica, porém nos agarramos à ideia do fechamento e início de ciclos para que possamos nos fortalecer, nos revigorar e nos lançar a novos desafios, e isso é importante.

Mas, é a capacidade de mantermos a motivação, o espírito de renovação ao longo de todo o ano que faz a diferença para alcançarmos pelo menos metade do que almejamos. Caso contrário, caímos na armadilha tão comum da sensação de fracasso, da perda de tempo, da falta de tempo, da vontade de apressar o tempo e querer que o ano acabe mais rápido, para “acabar” com os nossos problemas, para por fim às nossas decepções. Na verdade, com este pensamento apenas conseguimos envelhecer “mais rápido” e aumentar a sensação da “derrota”: nossa, do outro, do mundo ao nosso redor, começando pelos nossos projetos pessoais e profissionais passando pelos projetos de nossas comunidades, cidades, país.

Então, qual seria a chave para a manutenção do espírito do ano novo? Não seria vivenciarmos mais e melhor o fechamento de cada dia e não de cada ano como uma nova oportunidade para mudar, para recomeçar? Não seria mais sábio não termos de esperar dezembro chegar para fazer o balanço de nossos projetos, mas usar o belo e bom travesseiro toda noite para pensarmos no que deu certo e no que deu errado no dia e como poderíamos fazer diferente, como poderíamos recuperar o que perdemos ou manter ou ampliar o que conquistamos, ou mesmo partirmos para outras rotas, outras experiências, relacionamentos, atividades no dia seguinte?

Que tal olharmos verdadeiramente para cada amanhecer como uma nova chance? Afinal, com prazos mais curtos, memória mais fresca estes micro balanços não seriam mais efetivos, mais viáveis e fáceis de serem manejados?

O fato é que os bons e maus momentos acontecem e se reciclam o tempo todo. Enquanto uns nascem, outros morrem, enquanto alguns perdem emprego, outros conquistam novos cargos, tragédias e bênçãos se repetem aqui e acolá e isso não se altera a cada mês de janeiro, mas a cada dia.

Então, que não precisemos de um mês de dezembro para nos imbuir de um espirito de fraternidade e nem de janeiro para recomeçar. Que possamos experenciar a vida todos os dias, confiantes com os seus altos e resilientes com seus baixos. Que possamos nos doar e fazer o nosso melhor todos os dias, por nós, pelo próximo, para o melhor de todos nós. Que possamos, enfim, celebrar o ano todo.

5 comentários em “Feliz Ano Todo

  1. Todo amanhecer é um novo recomeço e nova oportunidade de repararmos equivocos que provocamos .Gratidão sempre é oportuno por que toda situação nos traz crescimento..

  2. Verdade mesmo!!… Viver cada dia na ânsia de ser feliz ! Redescobrir a cada instante o que verdadeiramente nos faz feliz!…renovar o olhar!… Viver o agora!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s